Crie sua rádio com o ShoutCast

Você já pensou alguma vez em criar uma rádio virtual?! Já pensou como seria legal se seus amigos pudessem ouvir as mesmas músicas que você está ouvindo naquele exato momento?! Pois bem, você verá como fazer isto de forma rápida e fácil.

... leia mais.

Relação Andamento <-> Tempo de Delay

Tabela imprescindível para aplicação correta de delay.

... leia mais.

Dicas de áudio digital

Como montar um sistema de gravação de áudio em computadores.

... leia mais.

Formato OGG

Saiba o que é. E porque devemos cada vez mais utilizá-lo.

... leia mais.

Como liberar Direitos Autorais

Certo. Você aprontou o seu CD e pretende prensá-lo para depois distribuir. Ao entrar em contato com a empresa que fará as cópias você fica sabendo que necessita "liberar os direitos".... E agora? O que fazer? Por onde começar?

... leia mais.

Passando todas as suas fitas casstes e discos de vinyl para CD

Saiba como fazer isso lendo este tutorial.

... leia mais.

Sugestões para setup de Computer Music

Aqui apresentamos algumas sugestões para criação de setups para trabalhar com áudio digital e MIDI em computadores.

... leia mais.

O que é MIDI ?

O que são softwares plug-ins ?

São softwares que necessitam de um programa "hospedeiro" para trabalhar. A instalação de plug-ins em seu software acrescenta janelas e funções e principalmente efeitos ou processamentos nos arquivos de áudio.

Existem plug-ins específicos para certos softwares, como por exemplo o CD Architect, que permite a criação de Cd’s de áudio a partir do Sound Forge. Existem também os plug-ins que funcionam com um determinado padrão, como os Direct X ou VST. Estes plug-ins podem funcionar em vários softwares que também são compatíveis com esse padrão. Por exemplo, o Native Power Pack, o Sonic Foundry SFX, o Cakewalk FX, o Autotune VST, podem funcionar em diversos softwares "hospedeiros" como o Sound Forge, o Cakewalk e o Logic Audio (Direct X e VST).

... leia mais

Equalização

Faixa de frequências dos intrumentos musicais. O som é a vibração de uma elástico, pode ser gasoso, líquido ou sólido. As ondas geradas pela fonte sonora produzem certas variações de pressão no meio (por exemplo, o ar ou a água), e isto é o que permite que sejam percebidas pelo ser humano (se bem que ele não percebe qualquer variação; se esta for muito rápida ou muito lenta, com certeza o ouvido humano não irá perceber). É por isso que no espaço cósmico não existem sons, pois falta o meio por onde eles devem discorrer: no espaço somente existe vazio, vácuo, e por isso não podem existir variações de pressão audíveis.

... leia mais.

Como gravar guitarras elétricas

Como gravar guitarras elétricas - Uma técnica comum para gravar a guitarra limpa é fazer isso por linha, isto significa passar a guitarra por uma caixa de injeção (para adaptar a impedância) e mandá-la à mesa, e depois ao gravador ou, caso não se possua mesa, direto ao gravador (um computador, por exemplo).

... leia mais

Introdução à Síntese Subtrativa

Introdução à Síntese Subtrativa - Diferentemente do restante dos instrumentos, que possuem um timbre próprio cuja essência não pode ser modificada sem afetar a natureza do instrumento, os sintetizadores pretendem construir novos sons. Um piano pode ser tocado de diversas maneiras, mas sempre irá soar como um piano; os sintetizadores aspiram a criar seu próprio som, algo completamente original no mais amplo sentido da palavra. Para fazer uma comparação, podemos dizer que o som de um piano é um quebra-cabeças já montado que pode ser pintado de mil cores diferentes, e o som de um sintetizador é um quebra-cabeças que está para ser montado.

... leia mais